Sobre

8ª edição Open House Porto

NOVÍSSIMOS NA ARQUITETURA

O Open House Porto (OHP), na sua 8ª edição, tem lugar nos dias 1 e 2 de julho com curadoria de Pedro Baía e Magda Seifert, sob o tema dos “novíssimos na arquitetura”.

Nesta edição, na companhia de especialistas e voluntários abrimos portas a 52 espaços num roteiro pelas quatro cidades Open House Porto.

O roteiro é, como habitualmente, acompanhado pelos Programas Caleidoscópio e Plus que propõem um conjunto de atividades abertas e destinadas a todos os públicos.

Todas as visitas e atividades são como habitualmente gratuitas.

O Open House Porto conta com organização e produção da Casa da Arquitectura (CA) - Centro Português de Arquitectura e com a Parceria Estratégica dos Municípios da Maia, Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia. É o único caso mundial em que 4 cidades se unem para o evento enquanto um só território.

Junte-se a nós para a 8ª edição Open House Porto!

Texto Curatorial

A abordagem curatorial do Open House Porto 2023 pretende explorar o tema dos “novíssimos” na arquitetura.

O tema da 8ª edição foi inspirado no texto de 1959 da autoria de Nuno Portas, intitulado «A responsabilidade de uma novíssima geração no movimento moderno em Portugal», a partir do qual Portas se dirige aos “arquitectos recém-chegados à actividade profissional”, propondo “o interrogar de uma novíssima geração, não só nas suas ideias e intenções mas sobretudo nas suas obras.”

O formato do Open House Porto oferece então a oportunidade para uma possível leitura das várias novíssimas gerações de arquitetos que foram projetando e construindo ao longo do tempo, através da visita contemporânea das suas obras. Se o termo “novíssimos” remete para algo novo, emergente, inédito e recente, esta “novíssima geração” é interpretada enquanto uma lente através da qual são escolhidas obras realizadas por jovens arquitetos nos anos 1930, 1950, 1970, 1990 ou 2010.

Neste sentido, a abordagem curatorial apresenta um conjunto de obras a visitar segundo três linhas de seleção: “novíssimos”, “novos novíssimos” e “novíssimas obras”.

Os “novíssimos” são revisitados a partir de uma seleção de obras, hoje reconhecidas e celebradas, que foram na sua época projetadas por arquitetos que estavam no início do seu percurso, como a Casa de Chá em Matosinhos pelo então novíssimo Álvaro Siza, a Escola do Cedro em Vila Nova de Gaia pelo jovem arquiteto Fernando Távora, ou ainda a Casa Ângelo de Sousa no Porto por José Pulido Valente, com apenas 26 anos.

Os “novos novíssimos” são revelados através de uma seleção das mais recentes obras da autoria de uma novíssima geração de arquitetos nascidos após 1983, hoje com menos de 40 anos de idade, como o Atelier Local, os Depa Architects, o Fala Atelier ou os Fahr 021.3.

O termo “novíssimo” serve ainda de pretexto para descobrirmos algumas das mais interessantes e “novíssimas obras” concluídas nos últimos cinco anos, como a reabilitação do Mercado do Bolhão por Nuno Valentim e Rita Machado Lima, o projeto para o Terminal Intermodal de Campanhã de Nuno Brandão Costa, as novas instalações da ESAP por Fátima Fernandes e Michele Cannatà ou o projeto da Casa Submarino de Ivo Poças Martins.

Magda Seifert e Pedro Baía, Curadores OHP’23

Os Curadores

Pedro Baía (n.1980) é professor auxiliar convidado na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto e no Departamento de Arquitetura da Universidade Autónoma de Lisboa. Arquiteto formado em 2005 pelo Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra e doutorado em Teoria e História da Arquitetura pela mesma universidade em 2014. Investigador integrado, desde 2015, no Lab2PT – Laboratório de Paisagens, Património e Território, da Universidade do Minho, onde desenvolveu investigação de pós-doutoramento em arquitetura entre 2017 e 2020. Investigador colaborador no CEACT – Centro de Estudos de Arquitectura, Cidade e Território da UAL. Membro do conselho editorial do Jornal Arquitectos (2022-2024). Membro do conselho consultivo da Trienal de Arquitectura de Lisboa desde 2014. Fundador e diretor da Circo de Ideias, associação cultural onde coordena, desde 2008, diversas edições, conferências e projetos expositivos.

Magda Seifert (n.1980) é diretora executiva da Porto Design Biennale, integrando a direção da esad—idea, Investigação em Design e Arte desde 2020. Arquiteta formada em 2006 pela Escola Universitária das Artes de Coimbra. Entre 2014 e 2016, colaborou com o Canadian Centre for Architecture na transferência do arquivo de Álvaro Siza para esta instituição. Entre 2015 e 2017, com Luís Tavares Pereira e Bruno Baldaia, comissariou a 5.ª edição do Habitar Portugal. Integrou, entre 2010 e 2014, a equipa da Ordem dos Arquitectos – Secção Regional Norte, exercendo funções de Assessoria ao Pelouro da Presidência. Membro do conselho de representantes da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto desde 2022. Fundadora e diretora da Circo de Ideias, associação cultural onde coordena, desde 2008, diversas edições, conferências e projetos expositivos.

Como Funcionam as Visitas

Durante um fim de semana, 1 e 2 julho de 2023, o público é convidado de forma totalmente gratuita a conhecer um roteiro proposto pela curadoria do evento. Cada participante, poderá criar um itinerário à sua medida, explorando a arquitetura e a cidade através de um novo olhar.

Descubra o roteiro desta 8ª edição sempre na sua versão atualizada, AQUI.

Até aos dias do evento serão adicionadas aos espaços mais visitas comentadas por especialistas. Estejam atentos!

A frequência de visita informada em cada espaço é indicativa. Devido ao elevado número de participantes no evento e a condicionantes dos próprios espaços, a organização não se pode responsabilizar pelo seu eventual incumprimento.

Formatos de Visita

  1. Visita Livre — visita ao espaço sem formação de grupos dentro do horário estipulado;

  2. Visita Acompanhada — visita ao espaço com formação de grupos orientada pela equipa de voluntários Open House Porto;

  3. Visita Comentada — visita ao espaço com formação de grupos comentada pelo autor do projeto de arquitetura ou por um especialista convidado.

Formas de Acesso às visitas

1 - Nesta edição, o acesso à totalidade dos espaços e visitas é SEM MARCAÇÃO, POR ORDEM DE CHEGADA.

2 - Excecionalmente, nas visitas as visitas inclusivas, a participação na visita orientada para pessoas cegas e com baixa visão será via ACAPO e para as visitas com tradução para LGP por ordem de chegada com prioridade para pessoas surdas.

Acessibilidade

Todos os espaços do roteiro terão junto à sua informação detalhada a indicação de acesso total, parcial ou inexistente a pessoas com mobilidade condicionada. A indicação de acessibilidade parcial informa que algumas zonas do espaço em visita poderão não ser acessíveis ou apresentam barreiras físicas no seu acesso.

Programa Caleidoscópio

Conjunto de atividades gratuitas produzidas pela Casa da Arquitectura ou em parceria durante o Open House Porto a decorrer em alguns locais do roteiro e que se destinam a todo o tipo de públicos. Resulta de uma vontade de apresentar outras perspetivas de exploração e ocupação dos espaços.

Informação atualizada sobre todas as atividades do Programa Caleidoscópio, locais onde se realiza e horários, disponível para consulta AQUI.

Programa Plus

Programa paralelo de atividades gratuitas promovidas por entidades exteriores à Casa da Arquitectura cujo perfil e local se enquadram no Open House Porto.

Informação atualizada sobre todas as atividades do Programa Plus, locais onde se realiza e horários, disponível para consulta AQUI.

Mais Informações

Todas as informações e atualizações relativas ao evento (edição 2023), nomeadamente, espaços do roteiro, horários, modelo e forma de acesso às visitas são aqui disponibilizadas (site www.openhouseporto.com).

No fim de semana Open House Porto estará também disponível uma versão impressa do mapa com lista de espaços e horários das visitas nos espaços do evento. Limitado ao stock existente. Aceda à sua versão online, AQUI.

A organização Open House Porto apenas se responsabiliza pelas visitas aos espaços realizadas nos dias e horários informados no âmbito do evento.

O Open House Porto está de volta. Faça parte desta experiência!

Ficha Técnica

Open House Porto

Curadoria:
Pedro Baía
Magda Seifert
Coordenação Geral:
Carla Barros | CA
Produção:
Júlio Senra | CA
Manuel Gonçalves | CA
Filipe Silva | CA
Alice Marques | CA
Comunicação:
Carla Maia (Dir.) | CA
José Pereira | CA
Pedro Rocha | CA
Filipa Guimarães | CA
Assessoria de Imprensa:
Joana de Belém | CA
Margarida Portugal | CA
Fundraising:
Margarida Matos | CA
Coordenação Voluntariado:
Inês Lourenço (Coord.) | CA
Eliana Nuñez | CA
Carolina Rodrigues, Diogo Veloso, Gabriel Lima, Gonçalo Maçães, João Rocha, Ricardo Sousa, Rita Raimundo, Tiago Silva (Voluntários Coordenadores de Zona)
Programa Caleidoscópio:
Carla Barros | CA
Inês Lourenço | CA
Website:
Paulo Silva | CA
Design Gráfico:
Rui Silva
Sérgio Couto
Typefont:
Van Condensed by Ricardo Santos

Casa da Arquitectura - Centro Português de Arquitectura

Comissão Executiva:
José Manuel Dias da Fonseca, Presidente
Nuno Sampaio, Diretor-executivo
Joaquim Mendes Pinto, Vogal
Diretor Executivo e Curador Geral:
Nuno Sampaio
Coordenação Geral, Assistência de Direção e Internacionalização:
Ana Pinto
Atividades e Conteúdos:
Carla Barros (Diretora)
Alice Marques
Filipe Silva
Júlio Senra
Manuel Gonçalves
Arquivo e Biblioteca:
José Fonseca (Diretor)
Alice Lopes
Débora Matouças
Gilson Fernandes
Serviço Educativo:
Inês Lourenço (Coord.)
Rita Alves
Sónia Alves
Eliana Nuñez
Recursos Humanos, Financeiro e Jurídico :
Soraia Lebre (Diretora)
Alcinda Brandão
Joana Costa
Joana Ferreira
Mafalda Costa
Natacha Mota
Património e Infraestruturas :
Paulo Silva (Diretor)
Liliana Taveira
Marketing e Comunicação :
Carla Maia (Diretora)
Filipa Guimarães
Joana de Belém
José Pereira
Margarida Portugal
Pedro Rocha
Comercial e Parcerias :
Sara Almeida (Diretora)
Miguel Royo
Isabel Silva
Fundraising e Candidaturas :
Margarida Matos (Coord.)
Centro de Estudos e Documentação :
Nuno Sampaio
Loja da Casa:
Rita Pinto (Coord.)
Carla Sousa
Joana Correia